1. Home /
  2. Configurando /
  3. OpMon /
  4. Configurações /
  5. Opções de configuração para Hosts e Serviços

Opções de configuração para Hosts e Serviços

Knowledge Base

Hosts

Host Name : Serve para determinar o nome do Host;

Address : Serve para determinar o IP do Host;

Description : Serve para informar uma descrição relativa ao Host;

Uses Host Template : Serve para utilizar um template para aquele Host;

Parent : serve para determinar qual o Host-Pai, se houver, para este host.

Active Checks : habilita ou desabilita a checagem ativa pelo OpMon. Neste caso o OpMon é quem realiza a verificação do Host.

Passive Checks : habilita ou desabilita a checagem passiva. Neste caso é o host quem enviará os dados de performance para o OpMon.

Check Period : nesta área é possível específicar o “time period” a ser utilizado, com o objetivo de determinar o intervalo de tempo “válido” para a realização de checagens e envio de notificações.

Maximum Check Attempts : define o número máximo de checagens (tentativas) que o OpMon deverá realizar antes que o estado do host seja considerado HARD e um alerta seja enviado.

Check Interval : define o intervalo de tempo “time units” entre cada checagem do host.

Retry Check Interval : define quantas vezes deve ser repetido o intervalo de checagem, esta configuração é similar a realizada pelo check interval, porém ela só iniciará quando o host entrar no estado não-OK, enquanto o host estiver OK ele utilizará os parâmetros de intervalo de checagem apenas do Check Interval.

Esta opção só será válida se o Maximum Check Attempts for maior que 1, pois se ele for 1, o host será alarmado como HARD antes mesmo de realizar uma nova tentativa de checagem.

Check Freshness : com este recurso habilitado, caso o OpMon não receba uma checagem passiva dentro de um tempo limite (determinado no campo “Freshness Thresold”), ele executará automaticamente o comando relacionado na aba “Command”.

Freshness Threshould : trata-se do tempo limite para que o OpMon envie uma checagem ativa. Importante destacar que o valor definido no campo “Freshness Threshould” é relativo à segundos. Ou seja, se for definido um valor de 5 ele equivale a 5 segundos, se for definido um valor de 60 ele equivale a 60 segundos e assim por diante.

Event Handler : trata-se da seleção do comando que será executado.

Event Handler Enabled : opção para habilitar/desabilitar comandos opcionais do OpMon que serão executados sempre quando ocorrer uma mudança no estado do host e/ou serviço.

Notes URL : indica uma URL que ficará disponível na área de ícones informativos do elemento. Ao inserir a URL é necessário informar a URL completa. Ex.: https://www.opservices.com.br

Action URL :  indica uma URL que ficará disponível na área de ícones informativos do elemento. Ao inserir a URL é necessário informar a URL completa. Ex.: https://www.opservices.com.br

Icon Image : insere uma ícone para identificação do host.

Host Icon : é possível visualizar o ícone atribuído para o elemento;

Upload Icon: é possível fazer o upload de um novo ícone.

 

Services

Service Description : serve para determinar uma descrição para o serviço;

Template to Inherit : é possível atribuir um template para o serviço;

Maximum Check Attempts : é possível definir o número máximo de checagens que o OpMon deverá fazer neste serviço antes que o estado seja considerado HARD e um alerta seja enviado;

Normal Check Interval : é possível definir o tempo de intervalo, em unidades de tempo, entre cada checagem do serviço.

Retry Check Interval : é possível determinar o tempo de intervalo, em unidades de tempo, entre cada rechecagem do serviço quando o estado do mesmo passa para não-OK;

Active Checks : habilita ou desabilita a checagem ativa pelo OpMon. Neste caso o OpMon é quem realiza a verificação do Host.

Passive Checks : habilita ou desabilita a checagem passiva. Neste caso é o host quem enviará os dados de performance para o OpMon.

Check Period : nesta área é possível específicar o “time period” a ser utilizado, com o objetivo de determinar o intervalo de tempo “válido” para a realização de checagens e envio de notificações.

Is Volatile : esta opção define que o serviço é volátil. Em termos práticos a cada checagem do serviço que ele esteja em Hard-state e não-OK, serão executadas as seguintes ações:

  • log do evento;
  • notificação;
  • execução de event-handler.

Check Freshness : com este recurso habilitado, caso o OpMon não receba uma checagem passiva dentro de um tempo limite (determinado no campo “Freshness Thresold”), ele executará automaticamente o comando relacionado na aba “Command”.

Freshness Threshold : trata-se do tempo limite para que o OpMon envie uma checagem ativa. Importante destacar que o valor definido no campo “Freshness Threshould” é relativo à segundos. Ou seja, se for definido um valor de 5 ele equivale a 5 segundos, se for definido um valor de 60 ele equivale a 60 segundos e assim por diante.

Event Handler : opção para habilitar/desabilitar comandos opcionais do OpMon que serão executados sempre quando ocorrer uma mudança no estado do host e/ou serviço.

Event Handler Command : trata-se da seleção do comando que será executado.

Notes URL : indica uma URL que ficará disponível na área de ícones informativos do elemento. Ao inserir a URL é necessário informar a URL completa. Ex.: https://www.opservices.com.br

Action URL :  indica uma URL que ficará disponível na área de ícones informativos do elemento. Ao inserir a URL é necessário informar a URL completa. Ex.: https://www.opservices.com.br

Updated on 29/01/2019

Esse artigo foi útil para você?

Ficou com alguma dúvida?

Perguntas & Respostas

Participe da nossa comunidade e tire dúvidas ou compartilhe respostas e ideias.

Participar

Professional Support

Não encontrou a resposta que procura? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!

Abrir chamado

Treinamento Online

Através da plataforma Udemy, você encontra todos os treinamentos das nossas soluções.

Inscreva-se