Existem diversos métodos para realizar a monitoração de seus dispositivos de rede, sejam eles roteadores de rede ou estações de trabalho. Baseada em sua longa experiência na monitoração de dispositivos de rede em sua plataforma OpMon, a OpServices recomenda, sempre que possível, sejam utilizados os métodos que não necessitem a instalação de agentes de terceiros (agentless). A OpServices recomenda que sejam utilizados os seguintes métodos de monitoração em ordem de importância:
- SNMP: O SNMP é um protocolo de monitoração de dispositivos amplamente utilizado na área de TI, estando disponível em praticamente todos os sistemas de TI, desde switches de rede até servidores de alta capacidade. Sua ampla disseminação faz com que ele seja o método preferencial de monitoramento utilizado pela OpServices. O fato dos agentes SNMP serem nativos em praticamente todos os dispositivos de rede, sendo necessário apenas habilitá-los, faz com que o uso do SNMP seja minimamente intrusivo nas plataformas, além de possuir uma farta documentação dos itens monitoráveis. Se você estiver em dúvida sobre que método de monitoração utilizar com o OpMon, considere sempre o SNMP como a primeira opção.
- WMI: O WMI é o método preferencial utilizado pela Microsoft para o monitoramento e instrumentação da plataforma Windows. Infelizmente só está disponível nestas plataformas, mas é um método bastante rico e da mesma forma que o SNMP, o WMI é nativo na plataforma Windows e portanto é implementado de forma não intrusiva e fortemente acoplada ao sistema operacional. Para plataformas Windows, onde o SNMP não está habilitado ou não possui indicadores disponíveis, o WMI deve ser considerada a sua segunda opção.
- Agentes OpMon: A instalação de agentes próprios do OpMon, na mais diversas plataformas, deve ser utilizada apenas quando os métodos anteriores não possuam maneiras de prover as informações necessárias para atender as especificidades do seu ambiente. Existem agentes para as plataformas Linux, HP-UX, AIX, Solaris, Windows e diversas outras, mas deve-se levar em conta que este é um método mais intrusivo, ainda que mais poderoso, de monitoração. Porém o uso de agentes do OpMon permite uma maior riqueza de dados coletados e de extensões aos métodos anteriores.