Objetivo
Descrever os procedimentos para realização das configurações do ambiente.
Público-alvo
Destinado aos administradores do OpMon e as equipes de TI que após realizar a instalação do OpMon, necessitam efetuar as configurações de ambiente.
Solução
Após a instalação do OpMon vamos iniciar a configuração do ambiente na rede local, siga os passos a seguir:
a) Realize o login com o usuário root
usuário: root
senha: opservices
b) Na tela abaixo será necessária a configuração de rede, selecione a opção “Edite Device” e aperte “Enter“. Lembrando que a navegação deve ser utilizada com a tecla “TAB“.
Esta tela de configuração de rede aparecerá somente no primeiro login do sistema. Caso ocorra algum erro ou haja a necessidade de que sejam feitas as configurações de rede, basta logar no terminal do OpMon e digitar no terminal que será aberto o comando system-config-network. Caso o comando não exista, pode instalar através do comando yum install system-config-network-tui -y.
c) Será exibida a lista de interfaces de redes disponíveis no servidor, selecione a interface relativa a sua rede interna e aperte “Enter”
d) Caso exista DHCP na rede interna, basta deixar a configuração como está. No nosso caso vamos realizar a configuração manual, para isso, utilize as teclas de direção do teclado para chegar até a opção DHCP, posicionando o curso do mouse em “Use DHCP” use a tecla “Espaço” para desmarcar a opção e habilitar os outros campos.
e) Na tela subsequente, basta então preencher os campos Static IP, Netmask, Default Gatewey IP, com os dados fornecidos pelo seu administrador de redes (veja exemplo abaixo), após finalize na opção “OK”.
Tudo certo, e agora?
Após concluído o processo de instalação, o próximo passo é fazer as configurações da Interface Web, para isso você pode acessar nosso conteúdo que mostra como realizar as configurações, clique aqui para acessar.