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SLM – Gerenciamento de nível de serviço

O módulo de SLM (Service Level Management) é utilizado para acompanhar a disponibilidade e os ANS de cada serviço do catálogo ou qualquer elemento monitorado, através de diversos tipos de relatórios onde os % de disponibilidade podem ser vistos de forma agrupada por um período de até um ano. O OpMon permite configurar um nível de serviço de forma global, por padrão definido em 90% e o alerta em 95%. Desta forma os % desejados para cada item podem ser visualizados através das quebras de ANS (Acordo de Nível de Serviço) de forma fácil e rápida.

Para tal devemos ir no módulo “Relatórios” e submódulo “SLM”, aparecerá a seguinte tela:

 

Abaixo veremos uma série de relatórios que podemos gerar neste submódulo.

Anual

Quando escolhemos esta opção, devemos definir o ano, o corte e o tipo (simplificado ou detalhado). Veja a figura abaixo:

 

 

Aproveite para observar as opções de Agendadas como OK e SLAs Justificados como OK, onde:

  • Agendadas como OK: ao selecionar esta opção, irá remover os períodos não-OK que estiveram dentro das paradas agendadas.
  • SLAs Justificados como OK: ao selecionar esta opção, os períodos justificados serão considerados como OK.

Nesta etapa devemos selecionar o tipo de objeto a monitorar, logo após selecionar o objeto basta clicar 2 vezes sobre o mesmo ou selecioná-lo e utilizar a seta para mover o mesmo para a área dos elementos que desejamos gerar o relatório, e então clicar em “Gerar”, veja a imagem abaixo que mostra a sequência dos passos a serem seguidos:

 

Visualize o relatório gerado:

 

Se clicarmos duas vezes no nome do IC iremos ver o relatório detalhado. Veja exemplo abaixo.

 

Observe na imagem acima, que os gráficos em barra, permitem ter uma visão mais ampla da disponibilidade prevista e calculada ao longo de um ano, além das tabelas com valores detalhados. Isto é muito importante para a cobrança de ANSs internos e de terceiros.

DICA 1: Sempre salve os relatórios mais usados, pois nesta versão temos o módulo de agendamento de relatórios, que será visto a seguir.

DICA 2: Lembre-se que todos os relatórios do OpMon geram PDF. Basta procurar o ícone

SLAM Chart

Nesta opção podemos mostrar os elementos que não atingiram algum ANS em determinado período de tempo, seja ele pré-selecionado ou customizado, como mostram as duas figuras abaixo.

Depois de escolher o período, basta clicar no botão “Gerar” para ver a lista. Abaixo um exemplo de relatório de período customizado, com dados reais.

Aproveite para posicionar o mouse sobre o ícone do gráfico à esquerda do Atributo e veja a apresentação de um resumo gráfico, veja exemplo abaixo:

O mesmo recurso gráfico também pode ser visualizado posicionando o mouse sobre a esfera que está localizada na coluna que representa cada período, veja:

Piores ANSs

Neste item de relatório, podemos escolher os elementos com piores disponibilidades em um determinado mês. Veja a figura abaixo.

Veja o relatório:

Planilhas KPIs

Nesta opção, será gerada uma planilha Excel com todos os elementos chave, definidos no cadastro do SLA. Os itens de disponibilidade estarão na aba “KAI” (Key Availability Indicators). Os itens que gerarem dados de performance, estarão na aba “KPI” (Key Performance Indicators). Basta clicar nesta opção e esperar a geração da planilha. Abaixo exemplos das 2 planilhas.

DICA: Lembre-se que se não for especificado o item como Key/Chave ele não irá aparecer nesta opção.

Updated on janeiro 11, 2019

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