1. Home /
  2. Configurando /
  3. OpMon /
  4. Configurações /
  5. Script genérico de integração OpMon

Script genérico de integração OpMon

Objetivo

A partir da verão 7.1 do OpMon já é possível utilizar o script genérico de integração, que tem como objetivo integrar diferentes sistemas de Service Desk ao OpMon.
Este documento descreve o passo a passo necessário para a utilização do script genérico de integração, demonstrando todas as opções disponíveis para integração.

Pré-requisitos

  • OpMon Versão 7.1 ou superior.

Público-alvo

Administradores da solução OpMon que necessitam integrar diferentes sistemas de Service Desk ao OpMon.

Sobre a Integração

Ao utilizar o script de integração você poderá definir, de acordo com o seu ambiente, como cada função será executada dentro do seu sistema de service desk. Ao utilizar o scrip de integração você poderá definir funções para as seguintes ações:

  • Abertura de ticket;
  • Fechamento de ticket;
  • Adição de comentário em um host ou serviço a partir de um ticket;
  • Adição de histórico de interações a partir de um ticket em andamento;
  • Verificação sobre a existência de um ticket já aberto para um determinado host ou serviço.

Criando as funções de integração

Para acessar o script de integração, basta acessar o seguinte diretório:

[root@opmon]#cd /usr/local/opmon/libexec/opservices

O script a ser utilizado se chama generic-integration-script.php, acesse o arquivo e faça as definições conforme sua necessidade:

[root@opmon]# vim generic-integration-script.php

Na áreas indicadas, faça a inclusão das funções específicas para cada ação, veja o exemplo abaixo:

function openNewTicket($hostname, $comment, $servicename = false)
{
    /**
     * Insira aqui a função para abertura de um novo ticket.
     */
    return $id;
}

Criando os comandos no OpMon

Depois de criadas as funções de integração basta criar os comandos de notificação no OpMon, seguindo as seguintes orientações:

a) Acesse a área de comandos. Para isso, clique no módulo “Ferramentas” e em seguida selecione a opção “Commands“, conforme demonstrado na imagem a seguir:

b) Nessa área clique em “Add A New Command“:

Comando para host

Insira o comando de host e em seguida clique em “Create command”:

Onde:

  • Command Type: selecine a opção “Notification command”;
  • Command Name: informe um nome para identificar o comando;
  • Command Line: Pesse o seguinte comando, substituindo os argumento username e password conforme o caso:
    $USER1$/opservices/generic-integration-script.php --hostname="$HOSTNAME$" --hoststate="$HOSTSTATE$" --hostoutput="$HOSTOUTPUT$"  --username="useropmon" --password="password"
    
  • Command Description: informe uma descrição para o comando.

Comando para Serviço

Insira o comando de serviço e em seguida clieuqe em “Create command”:

Onde:

  • Command Type: selecine a opção “Notification command”;
  • Command Name: informe um nome para identificar o comando;
  • Command Line: Pesse o seguinte comando, substituindo os argumento username e password conforme o caso:
    $USER1$/opservices/generic-integration-script.php --hostname="$HOSTNAME$" --hoststate="$HOSTSTATE$" --hostoutput="$HOSTOUTPUT$" --servicename"$SERVICEDESC$" --servicestate="$SERVICESTATE$" --serviceoutput="$SERVICEOUTPUT$" --username="useropmon" --password="password"
    
  • Command Description: informe uma descrição para o comando.

Vinculado os comandos ao usuário específico

a) Depois de criados os comandos, vamos vinculá-los ao usuário desejado. Acesse a área de listagem de contatos conforme demonstrado a seguir:

b) Agora basta selecionar o usuário desejado para fazer a vinculação dos comandos de notificação. Para isso, basta acessar acessar a área de usuários e em seguida selecionar o usuário desejado, conforme demonstrado a seguir:

c) Selecione a aba “Notification Commands” e em seguida adicione os comandos criados ao usuário:

 

Pronto, as definições para integração foram realizadas.

Updated on 22/03/2017

Esse artigo foi útil para você?

Ficou com alguma dúvida?

Perguntas & Respostas

Participe da nossa comunidade e tire dúvidas ou compartilhe respostas e ideias.

Participar

Professional Support

Não encontrou a resposta que procura? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!

Abrir chamado

Treinamento Online

Através da plataforma Udemy, você encontra todos os treinamentos das nossas soluções.

Inscreva-se