1. Home
  2. Primeiros Passos
  3. Requisitos mínimos para instalação do OpMon Traffic Analyzer

Requisitos mínimos para instalação do OpMon Traffic Analyzer

A informação abaixo é destinada a oferecer orientações gerais sobre os requisitos de hardware necessários para executar o OpMon Traffic Analyzer. A medida que cada cliente difere em infraestrutura, os requisitos de hardware para monitoramento também podem variar.

A tabela abaixo  usa uma recomendação baseada na proporção de Probes por volume de dados, estimada em 1:500, ou seja, para cada Probe monitorada temos até 500 MB de dados/dia gerados por ela. Por Probe, entende-se uma fonte de dados, por exemplo, um servidor que envie dados de duas interfaces distintas simultaneamente são considerados duas (2) Probes;

Por tanto, é necessário que seja disponibilizado um (1) ou mais servidores físicos ou virtuais atendendo aos requisitos mínimos aceitáveis para instalação do OpMon Traffic Analyzer, conforme abaixo:

 

Requisitos ota

 

Caso haja o aumento relativo ao fluxo de entrada de flows é possível escalar, separando a parte de acesso a interface da parte que faz o trato do fluxo de entrada. Para casos em que o número de Probes exceda o delimitado na tabela acima, recomendamos efetuar um projeto distinto para a implantação, onde mediremos a quantidade de tráfego gerada e cresceremos o hardware conforme a necessidade.

 

Observações:

  • É importante considerar que estas especificações foram estabelecidas para equipamentos físicos. O uso de máquinas virtuais causa degradação de performance quando – no mesmo host – outras máquinas virtuais também são hospedadas, consumindo recursos compartilhados (como processador, memória e disco), invalidando estas especificações.
  • Por causa dos recursos de hardware compartilhados as máquinas virtuais podem não ser capazes de atender às necessidades de grandes ambientes de hardware mesmo com melhorias de desempenho, assim recomendamos a instalação de um servidor físico em detrimento a uma máquina virtual.
  • Os requisitos acima são considerados mínimos, podendo haver a necessidade de incremento caso exista necessidade de aumentar o desempenho do sistema.
  • Recomendamos que o OpMon Traffic Analyzer seja instalado em uma máquina exclusiva e não em conjunto com o OpMon, a fim de não haver perda em perfomance em ambas as funcionalidades.
Updated on julho 24, 2017

Was this article helpful?