1. Home
  2. Configurando
  3. OpMon Traffic Analyzer
  4. Como configurar Netflow em um equipamento Cisco?

Como configurar Netflow em um equipamento Cisco?

Objetivo

Demonstrar como efetuar a configuração do Netflow num equipamento Cisco para enviar os dados para o OpMon Traffic Analyzer.

Público-alvo

Destinado aos administradores do OpMon e Cisco que desejam a centralização do tráfego de rede através do OTA.

O que é Netflow?

A partir de sua instalação no roteador Cisco, o NetFlow passa a identificar os pacotes de dados não mais isoladamente, como outras tecnologias, mas como fluxos, com início, meio e fim. Quando os fluxos são identificados, eles são armazenados no NetFlow Cache para caracterização e compreensão do tráfego da rede. Após 30 minutos são apagados da memória.

Requisitos

  • Endereço IP do coletor NetFlow;
  • Endereço IP do OTA;
  • Interface de rede que serão monitorada;
  • Porta UDP para exportação de pacotes NetFlow.

Como configurar

Para configurar o NetFlow em um equipamento de rede Cisco, permitindo que assim ele envie os dados do tráfego para o OpMon Traffic Analyzer, siga os passos a seguir.

Lembrando que o IP e portas monitoradas abaixo são um exemplo, não necessariamente o que você vai usar. Da mesma forma que a interface monitorada não precisa estar fisicamente conectada ao OTA, apenas precisa haver o correto roteamento na rede para que oa pacotes sejam enviados do Cisco para o OTA.

Veja o exemplo abaixo:

NetFlow_2

 

Testando a exportação de dados NetFlow

Depois de configurar seu roteador Cisco, certifique-se de que a Exportação de dados NetFlow está operacional para exibir as estatísticas de exportação de dados NetFlow.

Utilize o comando show ip flow export para visualizar a configuração atual NetFlow:

NetFlow_teste2

Updated on março 17, 2017

Was this article helpful?