Objetivo
Demonstrar como efetuar a configuração do Netflow num equipamento Cisco para enviar os dados para o OpMon Traffic Analyzer.
Público-alvo
Destinado aos administradores do OpMon e Cisco que desejam a centralização do tráfego de rede através do OTA.
O que é Netflow?
A partir de sua instalação no roteador Cisco, o NetFlow passa a identificar os pacotes de dados não mais isoladamente, como outras tecnologias, mas como fluxos, com início, meio e fim. Quando os fluxos são identificados, eles são armazenados no NetFlow Cache para caracterização e compreensão do tráfego da rede. Após 30 minutos são apagados da memória.
Requisitos
- Endereço IP do coletor NetFlow;
- Endereço IP do OTA;
- Interface de rede que serão monitorada;
- Porta UDP para exportação de pacotes NetFlow.
Como configurar
Para configurar o NetFlow em um equipamento de rede Cisco, permitindo que assim ele envie os dados do tráfego para o OpMon Traffic Analyzer, siga os passos a seguir.
Lembrando que o IP e portas monitoradas abaixo são um exemplo, não necessariamente o que você vai usar. Da mesma forma que a interface monitorada não precisa estar fisicamente conectada ao OTA, apenas precisa haver o correto roteamento na rede para que oa pacotes sejam enviados do Cisco para o OTA.
Veja o exemplo abaixo:
Testando a exportação de dados NetFlow
Depois de configurar seu roteador Cisco, certifique-se de que a Exportação de dados NetFlow está operacional para exibir as estatísticas de exportação de dados NetFlow.
Utilize o comando show ip flow export para visualizar a configuração atual NetFlow: