Conceitos
O que são notificações?
As notificações são alertas enviados para os responsáveis pelos elementos, dentro do sistema de monitoramento.
E para que servem as notificações?
Às notificações servem para informar os responsáveis, sobre alterações nos estados dos elementos a fim de que possam ser rapidamente identificados e solucionados os problemas.
Quem é notificado?
As notificações são enviadas para os usuários ou grupos de usuários responsáveis pelos elementos, podem ser enviadas quantas vezes forem configuradas.
Como são enviadas as notificações?
Existem muitas maneiras de configurar o OpMon para enviar notificações. Cabe a você decidir qual (is) método (s) deseja usar. Depois de fazer isso, você terá que instalar qualquer software necessário e configurar comandos de notificação. Aqui estão apenas alguns métodos de notificação possíveis:
- Phone (SMS)
- Audio alerts
- Telegram
- Microsoft Teams
- etc…
– Como funciona
Na aba: Tools-> Configurations-> Host -> Events
Vamos encontrar diversas diretivas de configuração que abordaremos, logo abaixo.
Notification: Esta diretiva é usada para determinar se as notificações para este host estão habilitadas ou não.
Notification Interval: Esta diretiva é usada para definir o número de “unidades de tempo” a serem aguardadas antes de notificar novamente um contato de que este serviço ainda está em estado NÃO-OK ou inacessível. A menos que você tenha alterado a diretiva “interval_length” do valor padrão de 60, esse número significará minutos. Se você definir este valor como 0, o OpMon não notificará novamente os contatos sobre problemas para este host – apenas uma notificação de problema será enviada.
Notification period: Esta diretiva é usada para especificar o nome do período de tempo, durante o qual notificações de eventos para este host, podem ser enviadas aos contatos. Se um host ficar inativo, ficar inacessível ou se recuperar durante um período não coberto pelo período, nenhuma notificação será enviada.
First Notification Delay: Esta diretiva é usada para definir o número de “unidades de tempo” a serem aguardadas antes de enviar a primeira notificação de problema quando este host entrar em um estado NÃO-OK. A menos que você tenha alterado a diretiva “interval_length” do valor padrão de 60, esse número significará minutos. Se você definir este valor como 0, o OpMon, começará a enviar notificações imediatamente. Se esta diretiva for usada, as notificações serão enviadas, após a próxima verificação ser realizada após o tempo “first_notification_delay”. Se você definir este valor como 0, o OpMon, começará a enviar notificações imediatamente.
Notifications options: Esta diretiva é usada para determinar quando as notificações para o host devem ser enviadas. As opções válidas são uma combinação de um ou mais dos seguintes estados Down, Unreachable, Recovery, Flapping, Schedule Downtime.
Stalking Options: Esta diretiva determina para quais estados de host o “stalking” está habilitado. As opções válidas são: Up, Down, Unreachable. Mais informações sobre o “estado” stalking pode ser encontrada aqui.
Process Performance Data: Esta diretiva é usada para determinar se o processamento de dados de desempenho está ou não ativado para este host.
Retain Status Information: Essa diretiva é usada para determinar se as informações relacionadas ao status sobre o serviço são retidas ou não nas reinicializações do programa.
Retain Non-Status Information: Esta diretiva é usada para determinar se as informações de não status sobre o serviço são retidas ou não nas reinicializações do programa.
Flapping: Flap Detection: Esta diretiva é usada para determinar se a detecção de flap está ou não habilitada para este host. Mais informações sobre detecção de flaps podem ser encontradas aqui.
Low Flap Threshold: Esta diretiva é usada para especificar o limite de mudança de estado Low, usado na detecção de flap para este host. Mais informações sobre detecção de flaps podem ser encontradas aqui. Se você definir esta diretiva com um valor de 0, o valor de todo o programa especificado pela diretiva low_service_flap_threshold será usado.
High Flap Threshold: Esta diretiva é usada para especificar o limite de mudança de estado High, usado na detecção de flap para este host. Mais informações sobre detecção de flaps podem ser encontradas aqui.