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Monitoramento OpMon Health

Objetivo

Use este modelo do OpMon para monitorar o servidor OpMon através de indicadores da aplicação e sistema operacional.

Público-alvo

Administradores que necessitam monitorar informações importantes sobre o OpMon, obtidas através do OpMon Health Standalone.

Pré-requisitos

  • OpMon 7.0 ou superior;
  • Possuir o OpMon instalado.

Serviços Disponíveis

  • Storage: Exibe informações sobre o uso de disco, memória física ou virtual especificados.
  • Disonibilidade Hostgroup: Verifica quantos hosts pertencentes ao Grupo de Host definido estão UP e quantos estão Down. Os grupos de hosts disponível são os padrões da instalação da imagem, que são: Application, Database, Firewall, Linux, Networking, NoBreak, OpMon, Printers, Virtualizations e Windows.
  • Interfaces: Este serviço fornece informações sobre o uso da interface de rede.
  • Load: Este serviço fornece informações sobre o load da máquina.
  • OpMon Availability: Este serviço exibe em porcentagem a quantidade de hosts e serviços disponíveis e indisponíveis no monitoramento.
  • OpMon Services: Estes serviços traz informações gerais sobre o monitoramento, adicionando os seguintes serviços:
    • OpMon Latencia: Informa como esta a latência, também conhecida como atraso de checagem para host e serviço do OpMon.
    • OpMon Incidentes: Informa a quantidade em porcentagem de quantos problemas foram encontrados no OpMon.
    • OpMon Entropy: Informa em porcentagem quantos elementos do monitoramento que estão com checagens e notificações desabilitadas.
    • OpMon Errors: Valida as configurações dos elementos, alarmando quando encontra alguma configuração que precisa ser corrigida.
    • OpMon Serviços Monitorados: Informa a quantidade de hosts e serviços monitorados no OpMon.
  • OpMon Database Export: Este serviço informa se todas as tabelas da base de dados forma incluídas no backup diário. É importante que este serviço tenha definido o período de checagem ‘backup’ em sua configuração, para definir um perído de checagem, pode-se seguir esta documentação.
  • Port: Verifica o tempo de resposta da porta especificada, tendo disponível o monitoramento das seguintes portas:
    • Port 3306: Porta do MySQL.
    • Port 443: Porta do Apache.
    • Port 22: Porta SSH.
  • Process: Verifica se os processos informados estão sendo executados, tendo disponível o monitoramento dos seguintes processos:
    • Process Crond: Responsável pelo agendamentos de tarefas do Sistema Operacional.
    • Process gearmand: Gerenciador de filas do OpMon.
    • Process httpd: Processo do apache, responsável pelo acesso WEB.
    • Process mod gearman worker: Filas de checagem do OpMon.
    • Process gearman-utils: Gerenciador do Gearman Worker.
    • Process mysqld safe: Processo do MySQL.
    • Process opmon: Processo do OpMon.
    • Process opmonconnector: Processo do opmonconnector.
    • Process rsyslogd: Processo do rsyslog.
    • Process sshd: Processo do SSH.
    • Process snmpd: Processo do SNMP.
  • Uptime: Informa o Uptime da máquina.

Aplicando o Modelo de Monitoramento OpMon Health Standalone

Na área de gerenciamento de hosts ou de serviços basta clicar no ícone “+” para adicionar um novo Host, conforme abaixo demonstrado:

Nessa área selecione a categoria de modelos “OpMon”:

Em seguida, no modelo OpMon Standalone Health, selecione o botão “Usar este modelo”:

Este modelo pode ser aplicado no próprio host do opmon, ou se desejar, pode adicionar um novo host apenas para esse monitoramento, para isso clique em “Adicionar novo host manualmente”:

Nessa área insira as informações relativas ao Host, neste caso o OpMon em questão e em seguida clique em “Criar novo host”:

Nessa área, com o host selecionado clique em “Avançar”:

Em seguida você visualizará uma tela similar a abaixo demonstrada, onde é exibido as informações do IP do OpMon. Será necessário configurar as credencias SNMP, para isso basta selecionar a respectiva credencial:

Para fazer as definições dos serviços basta navegar entre eles utilizando os botões “Avançar” e “Voltar”:

Após concluída a definição dos serviços, basta avançar até a área de revisão dos itens incluídos. Aproveite para observar que é possível expandir a área de revisão de hosts e serviços, basta clicar no ícone “+” conforme demonstrado:

Nessa área observe que é possível fazer alterações caso necessário. Feitas as definições basta clicar em “Finalizar” para concluir o processo de aplicação do modelo.

Pronto! os elementos foram incluídos com sucesso ao monitoramento.

Updated on 31/08/2021

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