Objetivo
Use este modelo do OpMon para monitorar através do JMX os indicadores de aplicações web baseadas em Java como TomCat, Weblogic, WebSphere. É compatível com JMX versão 7 ou inferior.
Público-alvo
Administradores que necessitam monitorar informações importantes de suas aplicações web utilizando o Modelo de Monitoramento.
Pré-requisitos
- OpMon 7.0 ou superior;
- Possuir o OpMon.
- Ter seguido o procedimento de configuração descritos neste link para o respectivo ambiente.
Serviços Disponíveis
- Threading: Monitora a quantidade de Threads ativas, tempo de CPU, tempo do usuário, tempo de inicialização e picos da JVM.
- Runtime: Monitora os indicadores do Java Runtime Environment (JRE), como Class Path, Vendor Name, Spec Name e Vendor e Uptime.
- OperatingSystem: Monitora os indicadores importantes para o funcionamento do JMX, como o Consumo de Memória Física e Virtual, Filas, Uptime, CPU e Arquitetura.
- MBeanServerDelegate: Monitora as informações sobre o MBeanServer, como ID, nome e Versão.
- BufferPoolDirect: Monitora a quantidade de memória normalmente utilizada pela interface do Java.
- BufferPoolMapped: Monitora a quantidade de memória utilizada pelas instâncias criadas no Java.
- ClassLoading: Monitora quantas classes foram carregadas e não carregadas do Java.
- GarbageCollector: Monitora a quantidade e o tempo de objetos Old e Young Generation não utilizados mais pela aplicação Java.
- MemoryPool: Monitora a Pool de Memória utilizada pelas aplicações Old e Perm Generation.
- ThreadPool: Monitora as Threads Pool do ambiente, sendo possível monitorar a quantidade de Requests, Queue e Capacidade.
- MemoryHeap: Monitora a quantidade de memória heap utilizada pelo ambiente JMX.
Aplicando o Modelo de Monitoramento JMX
Na área de gerenciamento de hosts ou de serviços basta clicar no ícone “+” para adicionar um novo Host, conforme abaixo demonstrado:
Nessa área selecione a categoria de modelos “Aplicações WEB”:
Em seguida, no modelo JMX, selecione o botão “Usar este modelo”:
Este modelo pode ser aplicado no host a sua escolha, ou se desejar, pode adicionar um novo host apenas para esse monitoramento, para isso clique em “Adicionar novo host manualmente”:
Nessa área insira as informações relativas ao Host e em seguida clique em “Criar novo host”:
Nessa área, com o host selecionado clique em “Avançar”:
Em seguida você visualizará uma tela similar a abaixo demonstrada, onde é exibido as informações do IP do Host. Será necessário configurar a porta configurada anteriormente, veja:
Para fazer as definições dos serviços basta navegar entre eles utilizando os botões “Avançar” e “Voltar”. Após concluída a definição dos serviços, basta avançar até a área de revisão dos itens incluídos. Aproveite para observar que é possível expandir a área de revisão de hosts e serviços, basta clicar no ícone “+” conforme demonstrado:
Nessa área observe que é possível fazer alterações caso necessário. Feitas as definições basta clicar em “Finalizar” para concluir o processo de aplicação do modelo.
Pronto! os elementos foram incluídos com sucesso ao monitoramento.