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Justificativa de quebra de SLA

 

Objetivo

Descrever a respeito da opção de cadastro de justificativa de quebra do SLA, o que é, quando usar, quem pode inserir, onde ela refletirá e como inserir.

Público-alvo

Administradores do OpMon que necessitam justificar períodos de instabilidade nos elementos que foram causados por agentes externos.

Este mesmo conteúdo também está disponível em vídeo:

 

O que é uma justificativa de SLA e quando usar?

É uma opção disponível no OpMon, para hosts e serviços, que tiveram seus SLAs quebrados devido a problemas causados por agentes externos ao ambiente de TI da empresa. O uso da opção de justificativa de quebra de SLA é útil para os casos onde ocorreram instabilidades das quais sua estabilização não dependia diretamente da área responsável pelo(s) elemento(s), sendo passível de justificativa. O período justificado, se necessário, poderá ser desconsiderado dos relatórios de Disponibilidade e de SLM.

Quem pode inserir uma justificativa?

Somente usuários do tipo opmonadmin e administrador podem cadastrar uma justificativa de SLA, e somente estes níveis de usuário poderão fazer a exclusão das justificativas cadastradas.

Como inserir uma justificativa de SLA a um determinado elemento?

1) Para inserir uma justificativa de SLA em um determinado elemento, primeiramente é necessário que o elemento ao qual você deseja inserir a justificativa seja selecionado a partir da área de Gerenciamento. Por exemplo, caso você queria inserir uma justificativa para um host, basta selecionar o elemento específico na área Gerenciamento > Hosts, conforme o exemplo abaixo demonstrado:

2)  Na área de informações estendidas do elemento, selecione a aba “Comandos” e em seguida Adicionar justificativa de SLA, conforme abaixo demonstrado:

 

3) Na área de adição da justificativa, insira um comentário, data de início e de fim, e em seguida clique em Ok:

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Como habilitar a justificativa de quebra de SLA nos relatórios de Disponibilidade de SLM?

1) No relatório de Disponibilidade:

Basta habilitar a opção “SLAs Justificados como Ok” na área de Opções “Avançadas” do relatório:

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 2) No relatório de SLM:

Nas definições do relatório selecione a opção “SLAs Justificados como Ok“:

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Updated on janeiro 22, 2019

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