Objetivo
Demonstrar como efetuar a configuração da integração do Qualitor no ambiente OpMon para que possam ser abertos os chamados automaticamente quando ocorrer um incidente e também, explicar de forma detalhada como funciona o fluxo de integração.
Público-alvo
Destinado aos administradores do OpMon e Qualitor que desejam a integração para abrir chamados automaticamente no Qualitor quando ocorrer um incidente.
Pré-requisitos
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- OpMon 6.4 ou superior
- O OpMon deve possuir acesso ao Qualitor
- Qualitor versões 7.10.xx, onde xx deve ser maior ou igual a 04
- Qualitor versões 8.00.xx, onde xx deve ser maior ou igual a 00
- Usuário com senha local (sem integração do AD)
- Usuário com permissão de acesso ao Webservice
- O servidor precisa resolver o nome de acordo com URL, ou seja, por exemplo se o acesso é ambiente.qualitor.com.br o servidor deve resolver este nome internamente
Novas versões
- Qualitor versão 8.10 terá suporte a integração a partir da versão 6.5.2 do OpMon
Configurando o usuário
Acesse o ambiente do Qualitor como administrador.
Navegue através das opções Administração -> Usuários -> Cadastro de usuários
Selecione o usuário que será usado na integração e marque a opção Permitir acesso via Webservices, após clique em Processar.
Seleciona a guia “Webservices”, preencha a URL de acordo com o acesso que será feito para a integração e clique “Gerar arquivos WSDL”.
Navegue através das opções Administração -> Requisições -> Prioridades -> Motivos de alteração de prioridades
Assegurar que exista, pelo menos um motivo de alteração de prioridade definido. Caso não exista, cadastrar um motivo conforme abaixo:
Configurando a Integração no OpMon
a) No módulo “Ferramentas” e após em “Configurações”
b) Na área “Atalhos” clique em “Qualitor integration”
c) Clique em “Add new connection”
d) Defina as informações para a conexão, onde:
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- Connection name: determine um nome para identificar a conexão
- Connection URL: insira a URL do ambiente
Clique em Search URL
Preencha os dados abaixo e clique em Validade data
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- Username: insira o nome do usuário local do Qualitor;
- Password: insira a senha do usuário local do Qualitor;
- Company: selecione a empresa
Selecione os dados abaixo de acordo com sua necessidade e clique Save connection:
Relacionando o abertura automática de chamados a ICs e/ou AICs
O próximo passo é determinar quais Hosts e/ou Serviços que você deseja que sejam abertos chamados automaticamente quando ocorrerem incidentes, para isso siga os passos abaixo:
a) Selecione o módulo “Gerenciamento” e em seguida o submódulo “IC’s”:
b) Selecione o host que você deseja monitorar através da abertura automática de chamados e em seguida clique em “Editar IC”, veja imagem abaixo:
c) Você verá uma tela similar a abaixo apresentada, onde você poderá alterar os parâmetros básicos de monitoração, clique em “Avançar” para avançar:
d) Na tela seguinte você visualizará os serviços que estão sendo monitorados, clique em “Editar times e responsáveis” para relacioná-los a abertura automática de chamados:
e) Na tela seguinte você deverá selecionar os usuários responsáveis, nesta área selecione a conexão de webservice criada, veja imagem abaixo:
f) Clique em “Concluir” para prosseguir com as alterações:
g) Clique em “Avançar”:
h) Na tela seguinte você deverá selecionar os usuários responsáveis para o IC, nesta área selecione a conexão de webservice criada, e clique em “Salvar alterações”, veja imagem abaixo:
i) Clique em “Sim” para salvar as alterações:
Visualizando a abertura de chamados automáticos
Podemos visualizar os chamados abertos tanto através da interface do OpMon como diretamente no Qualitor, veja abaixo as formas de visualização:
a) Através da interface do OpMon, posicione o mouse sobre o ícone para visualizar as informações a respeito do chamado que foi aberto automaticamente:
b) Acesse o Qualitor e pesquise o chamado que foi aberto:
Entendendo como funciona o fluxo da integração
Este integração entre o OpMon e Qualitor ocorre via webservices e executa as seguintes funções: abertura de chamado, solicitação de encerramentos e cadastro de ICs no CMDB do Qualitor. Também é possível mapear no OpMon várias conexões de integração para abertura de chamados, sendo que cada uma dessas conexões pode conter informações específicas, tais como: prioridade, template de chamado do Qualitor, categoria de IC para novo cadastro, dentro outros.
Entenda como funciona os fluxos:
a) Fluxo da Integração para os eventos de status “não OK”:
- O OpMon gera um alerta (WARNING/CRITICAL) de um determinado IC/AIC;
- O OpMon pesquisa se já existe um chamado ainda aberto para o IC;
- Se existe um chamado ainda aberto, o OpMon atualiza o chamado com a mensagem do alerta;
- Se não existe um chamado ainda aberto, o OpMon pesquisa o IC no CMDB do Qualitor;
- Se o IC não existir no CMDB do Qualitor, o OpMon cria o IC com as informações básicas (Nome do IC, endereço IP e categoria);
- Existindo o IC no CMDB do Qualitor, ou após o OpMon ter criado o IC, o OpMon abre um chamado para o IC com a mensagem do alerta;
- O OpMon insere um “comentário/ação” no seu item com o número do chamado aberto no Qualitor.
Observações deste fluxo:
- O chamado sempre é aberto/atualizado de acordo com as opções mapeadas na conexão de integração associada ao item do OpMon;
- O IC é criado no Qualitor com a categoria determinada na conexão de integração associada ao item do OpMon;
b) Fluxo da integração para eventos de “recovery”:
- O OpMon gera um alerta de recovery (OK) de determinado IC/AIC;
- O OpMon pesquisa se já existe um chamado ainda aberto para o IC;
- Se existe um chamado ainda aberto, o OpMon atualiza o chamado com a mensagem do alerta;
- Se a conexão de integração associada a este item do OpMon está com a opção de “close ticket on recovery” ativada, o OpMon “solicita o encerramento” do chamado no Qualitor;
Encontrou algum problema?
Caso tenha encontrado um problema ou dificuldades com a integração, entre em contato com o suporte da Qualitor através do número (51) 3025-6675