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Integração Qualitor e OpMon

Objetivo

Demonstrar como efetuar a configuração da integração do Qualitor no ambiente OpMon para que possam ser abertos os chamados automaticamente quando ocorrer um incidente e também, explicar de forma detalhada como funciona o fluxo de integração.

Público-alvo

Destinado aos administradores do OpMon e Qualitor que desejam a integração para abrir chamados automaticamente no Qualitor quando ocorrer um incidente.

Pré-requisitos

    • OpMon 6.4 ou superior
    • O OpMon deve possuir acesso ao Qualitor
    • Qualitor versões 7.10.xx, onde xx deve ser maior ou igual a 04
    • Qualitor versões 8.00.xx, onde xx deve ser maior ou igual a 00

  • Usuário com senha local (sem integração do AD)
  • Usuário com permissão de acesso ao Webservice
  • O servidor precisa resolver o nome de acordo com URL, ou seja, por exemplo se o acesso é ambiente.qualitor.com.br o servidor deve resolver este nome internamente

Novas versões

  • Qualitor versão 8.10 terá suporte a integração a partir da versão 6.5.2 do OpMon

Configurando o usuário

Acesse o ambiente do Qualitor como administrador.

Navegue através das opções Administração -> Usuários -> Cadastro de usuários

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Selecione o usuário que será usado na integração e marque a opção Permitir acesso via Webservices, após clique em Processar.

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Seleciona a guia “Webservices”, preencha a URL de acordo com o acesso que será feito para a integração e clique “Gerar arquivos WSDL”.

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Navegue através das opções Administração -> Requisições -> Prioridades -> Motivos de alteração de prioridades

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Assegurar que exista, pelo menos um motivo de alteração de prioridade definido. Caso não exista, cadastrar um motivo conforme abaixo:

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Configurando a Integração no OpMon

a) No módulo “Ferramentas” e após em “Configurações

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b) Na área “Atalhos” clique em “Qualitor integration

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c) Clique em “Add new connection

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d) Defina as informações para a conexão, onde:

    • Connection name: determine um nome para identificar a conexão
    • Connection URL: insira a URL do ambiente

Clique em Search URL

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Preencha os dados abaixo e clique em Validade data

    • Username: insira o nome do usuário local do Qualitor;
    • Password: insira a senha do usuário local do Qualitor;
    • Company: selecione a empresa

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Selecione os dados abaixo de acordo com sua necessidade e clique Save connection:

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Relacionando o abertura automática de chamados a ICs e/ou AICs

O próximo passo é determinar quais Hosts e/ou Serviços que você deseja que sejam abertos chamados automaticamente quando ocorrerem incidentes, para isso siga os passos abaixo:

a) Selecione o módulo “Gerenciamento” e em seguida o submódulo “IC’s”:

Screenshot_1

b) Selecione o host que você deseja monitorar através da abertura automática de chamados e em seguida clique em “Editar IC”, veja imagem abaixo:

Screenshot_2

c) Você verá uma tela similar a abaixo apresentada, onde você poderá alterar os parâmetros básicos de monitoração, clique em “Avançar” para avançar:

Screenshot_3

d) Na tela seguinte você visualizará os serviços que estão sendo monitorados, clique em “Editar times e responsáveis” para relacioná-los a abertura automática de chamados:

Screenshot_4

e) Na tela seguinte você deverá selecionar os usuários responsáveis, nesta área selecione a conexão de webservice criada, veja imagem abaixo:

Screenshot_5

f) Clique em “Concluir” para prosseguir com as alterações:

Screenshot_6

g) Clique em “Avançar”:

Screenshot_7

h) Na tela seguinte você deverá selecionar os usuários responsáveis para o IC, nesta área selecione a conexão de webservice criada, e clique em “Salvar alterações”, veja imagem abaixo:

Screenshot_9

i) Clique em “Sim” para salvar as alterações:

Screenshot_10

 

Visualizando a abertura de chamados automáticos

Podemos visualizar os chamados abertos tanto através da interface do OpMon como diretamente no Qualitor, veja abaixo as formas de visualização:

a) Através da interface do OpMon, posicione o mouse sobre o ícone Integration OTRS para visualizar as informações a respeito do chamado que foi aberto automaticamente:

Screenshot_11

b) Acesse o Qualitor e pesquise o chamado que foi aberto:

Screenshot_12

Screenshot_13

Entendendo como funciona o fluxo da integração

Este integração entre o OpMon e Qualitor ocorre via webservices e executa as seguintes funções: abertura de chamado, solicitação de encerramentos cadastro de ICs no CMDB do Qualitor. Também é possível mapear no OpMon várias conexões de integração para abertura de chamados, sendo que cada uma dessas conexões pode conter informações específicas, tais como: prioridade, template de chamado do Qualitor, categoria de IC para novo cadastro, dentro outros.

Entenda como funciona os fluxos:

a) Fluxo da Integração para os eventos de status “não OK”:

  • O OpMon gera um alerta (WARNING/CRITICAL) de um determinado IC/AIC;
  • O OpMon pesquisa se já existe um chamado ainda aberto para o IC;
  • Se existe um chamado ainda aberto, o OpMon atualiza o chamado com a mensagem do alerta;
  • Se não existe um chamado ainda aberto, o OpMon pesquisa o IC no CMDB do Qualitor;
  • Se o IC não existir no CMDB do Qualitor, o OpMon cria o IC com as informações básicas (Nome do IC, endereço IP e categoria);
  • Existindo o IC no CMDB do Qualitor, ou após o OpMon ter criado o IC, o OpMon abre um chamado para o IC com a mensagem do alerta;
  • O OpMon insere um “comentário/ação” no seu item com o número do chamado aberto no Qualitor.

Observações deste fluxo:

  • O chamado sempre é aberto/atualizado de acordo com as opções mapeadas na conexão de integração associada ao item do OpMon;
  • O IC é criado no Qualitor com a categoria determinada na conexão de integração associada ao item do OpMon;

b) Fluxo da integração para eventos de “recovery”:

  • O OpMon gera um alerta de recovery (OK) de determinado IC/AIC;
  • O OpMon pesquisa se já existe um chamado ainda aberto para o IC;
  • Se existe um chamado ainda aberto, o OpMon atualiza o chamado com a mensagem do alerta;
  • Se a conexão de integração associada a este item do OpMon está com a opção de “close ticket on recovery” ativada, o OpMon “solicita o encerramento” do chamado no Qualitor;

Encontrou algum problema?

Caso tenha encontrado um problema ou dificuldades com a integração, entre em contato com o suporte da Qualitor através do número (51) 3025-6675

Updated on maio 26, 2017

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