Objetivo
Descrever os passos para instalação do OpMon em máquina virtual Oracle VM VirtualBox.
Público-alvo
Destinado aos usuários que desejam realizar a instalação do OpMon utilizando Oracle VM VirtualBox.
Solução
Siga o passo a passo para realizar a instalação do OpMon utilizando a solução de virtualização Oracle Virtualbox ou assista o vídeo abaixo:
As mídias de VM são disponibilizadas na extensão *.ova (Open Virtualization Alliance – OVA) que pode ser utilizada com os principais gerenciadores de virtualização do mercado (VirtualBox, VMware).
Para este procedimento de instalação virtual do OpMon utilizaremos o Oracle VM VirtualBox, que pode ser obtido em sua mais atual versão através do seguinte link:
Download direto da página da Oracle, em: [ OracleVMVirtualBox ]
Caso você tenha interesse em realizar a instalação física do OpMon, clique aqui.
Caso você tenha interesse em realizar a instalação do OpMon em máquina virtual Vmware Player, clique aqui.
Fundamentos Básicos
A plataforma OpMon utiliza CentOS 6 como sistema operacional. O CentOS 6 é uma distribuição Linux de classe Enterprise derivado de códigos fonte distribuídos gratuitamente pela Hed Hat Enterprise Linux. Isso significa que o CentOS 6 é compatível com Red hat Enterprise Linux 6.
A plataforma OpMon é integrada ao sistema operacional CentOS 6, com uma instalação do tipo servidor com os mínimos requisitos necessários para o seu funcionamento. Todas as atualizações e patchs de correções da plataforma OpMon e sistema operacional, são distribuídas como pacotes RPM, onde estão disponibilizados para os clientes no nosso repositório (http://repo.www.opservices.com.br), podendo ser utilizado através do comando yum.
A plataforma OpMon deve possuir acesso sem restrições do tipo “proxy” ou “Firewall” ao repositório “http://repo.www.opservices.com.br“.
Realizando o Download
a) Após seguir os passos acima, basta selecionar o arquivo “OpMon Virtual Appliance (.OVA)” (a imagem abaixo é meramente ilustrativa, clique aqui para acessar a área de download).
b) Após a conclusão do download, abra Oracle VM VirtualBox e importe o arquivo.
c)Próximo(N)”, conforme imagem abaixo:
d) Na tela seguinte abrirá uma tela mostrando as configurações sugeridas para importação no VirtualBox. Caso a opção “Reinicialize o endereço MAC de todas as placas de rede” não esteja habilitada, você deverá selecioná-la antes de prosseguir, e em seguida clicar em “Importar“:
e) Aguarde enquanto é feita a importação do arquivo .ova.
f) Importação concluída, basta clicar em “Iniciar” para executar o OpMon na máquina virtual.
g) Após carregar o sistema, você verá uma tela similar a abaixo apresentada, onde já é possível visualizar o IP que foi atribuído ao OpMon, utilize este IP para iniciar o discovery do OpMon.
Solução para problemas conhecidos
a) Com a máquina virtual do OpMon selecionada, clique em “Configurações”:
b) Agora, clique em “Ok”
c) Ainda com a máquina virtual do OpMon selecionada, clique em “Iniciar”:
Tudo certo, e agora?
Após concluído o processo de instalação, o próximo passo é fazer as configurações de ambiente (discovery), para isso você pode acessar nosso conteúdo que mostra como realizar as configurações, clique aqui para acessar.