EventGuard

Objetivo

Demonstrar como configurar, acessar e criar alarmes junto ao EventGuard.

Público-alvo

Administradores do OpMon que necessitam entender a correlação de eventos.

Pré-requisitos

A configuração de dependências só pode ser realizada pelos administradores do opmon, ou seja, usuários com perfil opmonadmin.

O que é o EventGuard?

O EventGuard é uma plataforma de correlação de eventos, fortemente integrada ao OpMon. O EventGuard permite a criação das regras de forma gráfica numa interface drag-and-drop para os eventos e as condições para a geração de alarmes. O EventGuard pode processar milhares de eventos de forma simultânea e com altíssima performance, já que o tratamento adequado dos eventos é fundamental para a eficácia das regras definidas.

Primeiros Passos

Para acessar o “EventGuard” basta selecionar o módulo “Gerencimento” e logo após o submódulo “EventGuard“, conforme os passos mostrados abaixo:

Modelo de Regra

a) Após clicar no módulo “Gerenciamento” e logo após no submódulo “EventGuard“, ative o modo de “Edição” clicando na imagem da “Tesoura que está localizada na lateral direita da tela, veja imagem abaixo:

b) Selecione o atributo de IC, neste caso será usado o host “IT/Serviço-Email“. Clique no atributo e arraste o mouse para a área quadriculada:

c) Selecione o componente “Condição” e arraste para a área quadriculada, veja:

d) Clique nos pontos marcados e arraste ligando o atributo com a condição:

e) Selecione o componente “Ação” e arraste para a área quadriculada:

f) Ligue os pontos entre “Condição” e “Ação“, mude o STATUS e escreva a mensagem que será exibida no serviço:

g) Complete os campos desejados e após salve a nova regra:

h) Abrirá a tela de confirmação da regra criada, clique em “OK“.

i) Após salvar a regra, clique novamente em “EventGuard” para atualizar a página, logo após será visualizada a nova regra criada:

j) Na aba “Informações” é exibido algumas informações sobre a regra e abaixo é exibido os botões “Remover Regra” e “Ativar Regra” ou “Desativar Regra“.

k) O atributo ao qual foi atribuída a regra, quando entra no estado configurado, é exibido no campo “Detalhes” a mensagem que foi configurada na regra, veja:

Updated on fevereiro 24, 2017

Was this article helpful?