1. Home /
  2. Vídeos /
  3. OpMon /
  4. Monitorando /
  5. Como inserir ação para um incidente?

Como inserir ação para um incidente?

Objetivo

Descrever o passo a passo necessário para inserir reconhecimento em elemento com incidente.

Público-alvo

Usuários e administradores da solução OpMon que desejam inserir ações em elementos com incidente.

Inserindo Reconhecimento

Para saber como inserir reconhecimento em um determinado elemento com incidente você pode seguir o passo a passo abaixo descrito ou assistir o vídeo a seguir, que demonstra como inserir e remover Ações. O vídeo a seguir compõe a trilha de treinamentos oficiais da OpServices, para se matricular em qualquer treinamento Online disponibilizado basta acessar nossa área de treinamentos e fazer o seu cadastro, é totalmente gratuito e está disponível para todos os interessados. Clique aqui para acessar nosso canal de treinamentos.

Inserir reconhecimento para um incidente, significa reconhecer o problema atual, e isso implica em desativar as notificações futuras enquanto o elemento permanecer naquele mesmo estado. O reconhecimento será automaticamente removida quando o serviço mudar de estado.

Ao inserirmos um reconhecimento:

  • damos ciência ao OpMon e aos seus respectivos usuários que o incidente está sendo tratado;
  • ou host ou serviço é removido da visão de Incidentes Pendentes;
  • as notificações periódicas ou escalações são interrompidas;
  • o usuário que insere o reconhecimento é obrigado a colocar um comentário, podendo fazer referência a um número de ticket/chamado/OS.

Selecione o elemento ao qual deseja inserir o reconhecimento e em seguida clique no ícone , veja:

Você verá uma tela similar a abaixo apresentada, onde deverá clicar em “Reconhecer incidente”:

 

Na tela seguinte, insira um comentário e após clique em “Ok”:

 

Onde:

  • Comentário persistente: o comentário permanecerá até que o IC/AIC volte ao estado “UP”/”OK”
  • Enviar notificação: os responsáveis receberão uma notificação a respeito da inclusão do reconhecimento.
  • Persistente: um reconhecimento permanecerá até que o host/serviço volte ao estado “UP”/”OK”.
  • Vencimento (Dia/Hora): é possível selecionar esta opção para determinar o período ao qual esse reconhecimento expirará, de forma que caso o problema não seja resolvido o OpMon tornará a disparar notificações relativas ao elemento.

Após inserir o reconhecimento é possível visualizar o ícone ao lado do estado do IC/AIC, sendo que ao posicionar o mouse sobre o ícone é possível visualizar informações a respeito do reconhecimento. Além da mudança de cor indicando o reconhecimento:

Observe que ao clicar sobre o elemento, na aba de “Informações” é possível também visualizar a informações a repeito da inclusão da ação:

 

Adicionando reconhecimento para hosts pertencentes a um grupo de Hosts

A partir da versão 7 do OpMon é possível inserir reconhecimento em massa para todos os hosts pertencentes a um determinado grupo de hosts, para isso basta selecionar o grupo de hosts desejado em seguida na área de informações estendidas do grupo, na aba Comandos, selecionar a opção “Adicionar reconhecimento para todos hosts”, conforme ilustrado a seguir:

 

 

Aproveite para observar que o mesmo reconhecimento em massa é possível realizar para todos os serviços pertencentes ao grupo de hosts:

Adicionando reconhecimento para serviços pertencentes a um grupo de Serviços

Assim como com os grupos de hosts, é possível também inserir reconhecimento em massa para todos os serviços pertencentes a um determinado grupo de serviços. Para isso basta selecionar o grupo de serviços desejado em na área de informações estendidas do grupo, e na aba Comandos selecionar a opção “Adicionar reconhecimento para todos Serviços”, conforme ilustrado a seguir:

 

 

Updated on 31/08/2021

Esse artigo foi útil para você?

Ficou com alguma dúvida?

Perguntas & Respostas

Participe da nossa comunidade e tire dúvidas ou compartilhe respostas e ideias.

Participar

Professional Support

Não encontrou a resposta que procura? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!

Abrir chamado

Treinamento Online

Através da plataforma Udemy, você encontra todos os treinamentos das nossas soluções.

Inscreva-se