1. Home
  2. Configurando
  3. OpMon
  4. Gerenciamento
  5. Análise Preditiva de Incidentes Futuros

Análise Preditiva de Incidentes Futuros

Neste dashlet são exibidos os objetos que irão ultrapassar o seu limite máximo estabelecido nos próximos 30 dias.

Como o OpMon mantém a coleta dos dados de performance, ele utiliza algoritmos de machine learning para prever com bastante acurácia quando um determinado recurso irá se esgotar.
Para isso, foi criado o dashlet de Análise Preditiva no painel de Visão Tática do OpMon.

Diariamente o algoritmo é executado e faz uma análise preditiva de quais recursos se esgotarão nos próximos 30 dias, baseado no comportamento de uso deste recurso nos últimos 3 meses de dados coletados. A análise é apresentada no dashboard de Visão Tática e atualizada de forma diária.

As informações apresentadas na cor VERMELHA indicam os recursos que se esgotarão nos próximos 7 dias e os recursos apresentados na cor AMARELA indicam os que irão se esgotar nos próximos 30 dias. É importante lembrar que esta funcionalidade não substitui a monitoração usual do OpMon e sim agrega uma funcionalidade importante para os administradores do sistema poderem antecipar-se aos problemas e assim atuar de forma pró-ativa.

O dashlet permite ainda que seja configurada a notificação na forma de e-mail ou através do ONC para permitir o envio dos alertas da análise preditiva sem a necessidade de visualizar o dashboard da visão tática (para realizar a configuração o usuário deve ser opmonadmin).

Ao clicar no objeto você será levado para o gráfico de capacidades com uma análise preditiva baseada nos dados coletados deste host/serviço nos últimos 3 meses. No gráfico de capacidades você pode experimentar diferentes períodos de coleta e de projeção futura.

 

Para que a Análise Preditiva funcione de forma adequada, é muito importante que todas as métricas de serviços tenham seus limites máximos devidamente configurados. É importante ressaltar que quando os dados coletados apresentarem uma tendência fraca de correlação (Coeficiente de Correlação de Pearson inferior a 0.6), a análise preditiva não poderá ser calculada corretamente e portanto não será apresentada.

O objetivo desta funcionalidade é a de prover informações relevantes para a previsão de problemas futuros, e tratá-los antes de sua ocorrência.

Updated on janeiro 7, 2019

Was this article helpful?