1. Home /
  2. Configurando /
  3. OpMon /
  4. Relatórios /
  5. Relatório de Capacidade/Performance

Relatório de Capacidade/Performance

Tão importante quanto a disponibilidade, são os KPIs (Key Performance Indicators) configurados no OpMon. Através da análise da evolução do desempenho destas métricas, podemos efetuar o gerenciamento da capacidade de recursos, tanto para previsão de esgotamentos, realocação de serviços, como para de gerarmos um melhor orçamento dos recursos de TI.

Para gerarmos um relatório de Capacidade / Performance, devemos:

Selecione o módulo “Relatórios” e logo após o submódulo “Capacidade/Performance“, conforme a imagem abaixo:

 

 

Após seguir os passos acima descritos, você verá uma tela similar a apresentada abaixo:

 

Note que na área superior é apresentado a relação de relatórios salvos, com a opção de salvar um novo relatório ou até mesmo excluir um existente, veja a imagem abaixo com o campo ampliado:

3

 

Tipos de visualização

O primeiro campo para criação de um novo relatório, é o campo “Layout“, onde existem as opções de “Padrão“, “Tabular“, “Agrupado por” e “Customizadas“:

3-1

 

Estas opções se diferem da seguinte forma:

 

  • Padrão: Apresenta os dados coletados através de um gráfico, onde podemos analisar os indicadores coletados, veja o exemplo abaixo:

 

Para os dados de capacidade representados no gráfico, é feita a média dos valores coletados no período selecionado, a fim de que eles possam ser representados via interface. Para obter o dado exato de um determinado período, sem o uso da média, utilize a opção de zoom automático, para isso basta arrastando o cursor do mouse entre o período desejado para que seja feita a ampliação da visualização dos dados dentro do período selecionado :

Exportando como XML

Aproveite para observar que é possível exportar o relatório para o formato xml, basta utilizar a opção “Export to” e selecionar a opção “Export to .xml“, conforme demonstrado a seguir:

  • Tabular: apresenta os dados coletados através de uma tabela, onde podemos analisar os indicadores coletados, veja um exemplo no formato tabular:

7

 

Onde:

  • Max.: refere-se ao valor máximo da métrica no período;
  • Min.: refere-se ao valor mínimo da métrica no período;
  • Média: refere-se a média aritmética dos valores da métrica no período;
  • Disponível: trata-se da diferença entre o máximo e a média.
  • Uso: refere-se ao percentual correspondente à média utilizada.
  • Tendência: trata-se do gráfico do tipo sparkline mostrando os valores: mínimo, máximo, média, último coletado e valor disponível médio.

 

 

  • Customizado: a partir da versão 5.2 é possível customizar os relatórios de Capacidade/Performance, utilizando o Jasper Reports, que nada mais é do que uma ferramenta para criação de relatórios customizados que interage com diversos tipos de dados.

Através dos dados disponibilizados pelo OpMon a partir de um arquivo XML, é possível criar layouts de acordo com a sua necessidade. Assista aqui o vídeo que demonstra como customizar os relatórios do OpMon.

 

Updated on 31/08/2021

Esse artigo foi útil para você?

Ficou com alguma dúvida?

Perguntas & Respostas

Participe da nossa comunidade e tire dúvidas ou compartilhe respostas e ideias.

Participar

Professional Support

Não encontrou a resposta que procura? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!

Abrir chamado

Treinamento Online

Através da plataforma Udemy, você encontra todos os treinamentos das nossas soluções.

Inscreva-se