Objetivo
Descrever a respeito da opção de cadastro de justificativa de quebra do SLA, o que é, quando usar, quem pode inserir, onde ela refletirá e como inserir.
Público-alvo
Administradores do OpMon que necessitam justificar períodos de instabilidade nos elementos que foram causados por agentes externos.
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O que é uma justificativa de SLA e quando usar?
É uma opção disponível no OpMon, para hosts e serviços, que tiveram seus SLAs quebrados devido a problemas causados por agentes externos ao ambiente de TI da empresa. O uso da opção de justificativa de quebra de SLA é útil para os casos onde ocorreram instabilidades das quais sua estabilização não dependia diretamente da área responsável pelo(s) elemento(s), sendo passível de justificativa. O período justificado, se necessário, poderá ser desconsiderado dos relatórios de Disponibilidade e de SLM.
Quem pode inserir uma justificativa?
Somente usuários do tipo opmonadmin e administrador podem cadastrar uma justificativa de SLA, e somente estes níveis de usuário poderão fazer a exclusão das justificativas cadastradas.
Como inserir uma justificativa de SLA a um determinado elemento?
1) Para inserir uma justificativa de SLA em um determinado elemento, primeiramente é necessário que o elemento ao qual você deseja inserir a justificativa seja selecionado a partir da área de Gerenciamento. Por exemplo, caso você queria inserir uma justificativa para um host, basta selecionar o elemento específico na área Gerenciamento > Hosts, conforme o exemplo abaixo demonstrado:
2) Na área de informações estendidas do elemento, selecione a aba “Comandos” e em seguida Adicionar justificativa de SLA, conforme abaixo demonstrado:
3) Na área de adição da justificativa, insira um comentário, data de início e de fim, e em seguida clique em Ok:
Como habilitar a justificativa de quebra de SLA nos relatórios de Disponibilidade de SLM?
1) No relatório de Disponibilidade:
Basta habilitar a opção “SLAs Justificados como Ok” na área de Opções “Avançadas” do relatório:
2) No relatório de SLM:
Nas definições do relatório selecione a opção “SLAs Justificados como Ok“: