Objetivo
Demonstrar como instalar módulos do Python sem utilizar o PIP
Pré-Requisitos
- Servidor com OpMon configurado, o Python normalmente já vem instalado nos sistemas operacionais usados para rodar o OpMon.
1) Fazendo o download do modulo
O primeiro passo é encontrar o arquivo do modulo. Como pode estar em vários sites, desde o repositório do python até o github, o ideal é pesquisar exatamente o nome que seria utilizado no comando pip (“pip install module-name”) e encontrar o local onde está hospedado. Normalmente é o primeiro ou segundo resultado da pesquisa. Faça o download do arquivo, normalmente em formato .tar, .zip. Copie o link e faça download usando wget ou faça o Upload posteriormente dentro do servidor usando uma ferramenta com interface gráfica, como o MobaXTerm por exemplo, caso haja algum bloqueio na rede:
2) Descompactando o arquivo
Normalmente os módulos estarão em formato .zip ou .tar, tar.gz, etc.. Então após mover para uma pasta de sua escolha, rode o comando abaixo:
Para .zip: # unzip nomedoarquivo.zip
Para .tar: # tar -xvf nomedoarquivo.tar
Para tar.gz: # tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz
3) Instalando o módulo
Dentro da pasta do modulo, sempre terá um arquivo README e é importante ler, principalmente caso venha a ter algum problema nos próximos passos. Para ler basta abrir com o comando:
# cat README
Dentro da pasta do módulo sempre terá um arquivo chamado ‘setup.py’. Então iremos chama-lo para instalação, com o seguinte comando:
# python3.6 setup.py install
Importante:
Observe que no comando acima estou usando ‘python3.6’ pois é o meu binário referente ao Python. Para conferir se o seu é realmente essa versão, e também qual é o binário do Python instalado em seu sistema, os comandos abaixo vão ajudar:
# python -V
# whereis python
3) Considerações finais
Pronto, seu módulo já está instalado e pode ser utilizado. Caso tenha qualquer mensagem de erro, é importante ler com atenção. Lembre-se também de consultar o README do modulo que está instalando. Também é possível instalar módulos usando o PIP, um gerenciador de pacotes do Python. Para saber como, acesse a documentação abaixo:
Instalando e gerenciando pacotes do Python com PIP – Knowledge Base (opservices.com.br)
Caso tenha qualquer dúvida, consulte o time de suporte da OpServices.