O OpTraps é um módulo onde é possível gerenciar e administrar snmtraps recebidas pelo OpMon.
Muitos dispositivos de rede, como switches, roteadores, servidores, no-breaks, impressoras, hardware de gerenciamento (Dell DRAC, HP iLO) e sistemas operacionais como Unix e Windows têm a capacidade de enviar notificações para um gerente SNMP rodando em uma estação de gerenciamento de rede, neste caso, o OpMon. As notificações podem ser traps SNMP ou mensagens.
Para acessá-lo basta clicar no módulo “Módulos Adicionais” e em seguida em “OpTraps“, veja:
A notificação pode conter uma grande variedade de informações como: falhas de porta, violações de acesso, falta de energia, atolamentos de papel, disco rígido, etc. O MIB (Management Information Base), disponível a partir do fornecedor determina as notificações, suportadas por cada dispositivo.
O arquivo MIB contém as definições do TRAP-TYPE, que definem as variáveis que são passadas para a estação de gerenciamento quando um determinado evento ocorrer.
O OpTraps recebe estas notificações, efetua a leitura e interpretação das mesmas disponibilizando na interface os eventos trazidos, podendo ser definida a prioridade/severidade para cada tipo determinado de evento recebido.
É possível integrar no OpMon o gerenciamento destes eventos, criando notificações por e-mail, mensageiros ou até mesmo SMS para eventos considerados mais críticos.