Objetivo
Demonstrar como criar um catálogo de serviços no OpMon.
Público-alvo
Administradores do OpMon que necessitam visualizar e controlar o Acordo de Nível de Serviço.
O que são Catálogos de Serviços?
O Modelo ITIL define um Catálogo de Serviços – como uma “declaração escrita de todos os serviços disponíveis de TI, níveis padrões de fornecimento e respectivas opções de escolha”, em que, um serviço é definido como “um ou mais sistemas de TI que habilitam um processo de negócio”. No OpMon você pode construir a estrutura visual de um Serviço mapeando todos os recursos e sistemas já monitorados que suportam este serviço. Na construção da estrutura visual de um Serviço você pode mapear dependências de recursos que são únicos e também redundâncias, ou seja, recursos contingentes para a entrega de valor do serviço. Também é possível mapear interdependências entre serviços, isto é, você pode apontar uma estrutura inteira de serviço como dependente de uma outra estrutura de serviço já mapeada. Com esta estrutura visual de Serviços, ou seja, o seu Catálogo de Serviços você poderá identificar facilmente os recursos indisponíveis que podem ser a causa-raiz de indisponibilidades dos serviços.E também poderá extrair relatórios precisos de Gerenciamento do Nível de serviço, pois a disponibilidade final de um serviço será definida considerando todo o mapeamento de dependências entre os recursos que o suportam.
Criando
Utilizaremos para esse tópico o exemplo de um Sistema de Vendas:
Exemplo: Sistema de Vendas da Filial “X”.
Depende de | Item a monitorar no OpMon |
Switch core | Resposta do Switch via ICMP |
Switch departamental | Resposta do Switch via ICMP |
Roteador Local | Resposta do roteador via ICMP ou portas seriais |
Link A | Status da porta serial remote e/ou TMR via ICMP |
Link B | Status da porta serial remote e/ou TMR via ICMP |
Servidor Web Remoto | Porta 443 e/ou serviço httpsd |
Servidor BD Remoto | Porta 3306 e/ou serviço mysqld |
a) Acesse o menu “Catálogos” e submenu “Gerenciar”, veja:
b) Após seguir os passos conforme descritos acima, você verá uma tela similar a apresentada abaixo:
c) Primeiramente devemos preencher os campos da caixa “Novo catálogo”, escolhendo o nome, o tipo do serviço, custo/hora e SLA. Após o preenchimento, basta clicar em “create a new catalog” para compor a estrutura visual do seu catálogo.
d) Observe que o elemento disposto na tela está associado ao catálogo criado. Para a definição dos serviços que compõem nosso catálogo, basta clicar no ícone destacado.
e) Após, devemos cadastrar no OpMon a relação de todos os elementos de infra que suportam o referido serviço prestado por TI, conforme falamos no início do capítulo. Escolha o tipo de objeto, selecione o elemento e aponte o parâmetro redundância ou dependência. Veja a figura abaixo:
Para cada elemento disposto no catálogo, deverá ser associado um critério para o tipo do elemento, sendo:
Elemento do tipo dependência, onde um serviço associado a este critério afetará o estado do catálogo quando pelo menos um dos elementos estiver alarmando em estado não OK.
Elemento do tipo redundância, critério que aponta mais de um serviço trabalhando em paralelo, ou seja, os elementos redundantes só irão gerar indisponibilidade, se todos os elementos associados ao mesmo nível estiverem com o status fora.
f) Quando algum dos elementos forem redundantes ou contingenciados, devemos colocá-los em paralelo. Para tal, devemos selecioná-los e clicar no botão “Adicionar redundância“. Observamos o exemplo abaixo:
g) Observe que ao realizarmos a parametrização de redundância, os itens selecionados assumirão uma única identificação, veja abaixo:
h) Após, basta salvar de forma análoga aos outros módulos, conforme a figura abaixo:
Para maiores informações sobre ITL, vá nos links abaixo:
- http://www.ogc.gov.uk/
- http://www.itil-itsm-world.com/
- http://www.itsmf.com.br/
DICA: Se os elementos do qual um determinado sistema depende ainda não está sendo gerenciado no OpMon, entre em contato com suporte@opservices.com.br.