Objetivo
Descrever os procedimentos necessários para configuração de DNS no servidor OpMon.
Público-alvo
Destinado aos administradores do OpMon e as equipes de TI, que necessitam realizar a configuração de DNS no servidor OpMon.
Configurando
A configuração de DNS no servidor OpMon pode ser feita ao editar o arquivo /etc/resolv.conf e inserir todos os desejados, conforme abaixo:
[root@opmon /]# vim /etc/resolv.conf
Podemos inserir tantas diretivas nameservers quanto forem necessárias, cada uma fazendo referência a um servidor de nomes distintos. Também podemos inserir nomes a serem concatenados a requisição na hora da busca através da diretiva search.
search cliente.com dominio.cliente.com nameserver 10.1.1.1 nameserver 10.1.1.2 nameserver 8.8.8.8
Ainda na tocante resolução de nomes, podemos utilizar um artifício de configurar nomes para serem resolvidos diretamente no OpMon, utilizando para isso a base de hosts situada no arquivo /etc/hosts. conforme abaixo:
[root@opmon /]# vim /etc/hosts 127.0.0.1 opmon opmon.dominio.cliente.com localhost.localdomain localhost ::1 localhost6.localdomain6 localhost6 10.1.1.254 meugateway meugateway.cliente.com
No exemplo acima foi configurado um host chamado meugateway apontando para o IP 10.1.1.254. Esta configuração pode ser repetida, respeitando o limite de UM host por linha.
Ao terminar a edição de hosts, basta salvar e sair do arquivo para que a mesma tenha efeito.