1. Home
  2. Primeiros Passos
  3. Instalando o OpMon através do Oracle VM VirtualBox
  1. Home
  2. Configurando
  3. OpMon
  4. Instalando
  5. Instalando o OpMon através do Oracle VM VirtualBox

Instalando o OpMon através do Oracle VM VirtualBox

Objetivo

Descrever os passos para instalação do OpMon em máquina virtual Oracle VM VirtualBox.

Público-alvo

Destinado aos usuários que desejam realizar a instalação do OpMon utilizando Oracle VM VirtualBox.

Solução

Siga o passo a passo para realizar a instalação do OpMon utilizando a solução de virtualização Oracle Virtualbox ou assista o vídeo abaixo:

As mídias de VM são disponibilizadas na extensão *.ova (Open Virtualization Alliance – OVA) que pode ser utilizada com os principais gerenciadores de virtualização do mercado (VirtualBox, VMware).

Para este procedimento de instalação virtual do OpMon utilizaremos o Oracle VM VirtualBox, que pode ser obtido em sua mais atual versão através do seguinte link:

Download direto da página da Oracle, em: [ OracleVMVirtualBox ]

Caso você tenha interesse em realizar a instalação física do OpMon, clique aqui.

Caso você tenha interesse em realizar a instalação do OpMon em máquina virtual Vmware Player, clique aqui.

Fundamentos Básicos

A plataforma OpMon utiliza CentOS 6 como sistema operacional. O CentOS 6 é uma distribuição Linux de classe Enterprise derivado de códigos fonte distribuídos gratuitamente pela Hed Hat Enterprise Linux. Isso significa que o CentOS 6 é compatível com Red hat Enterprise Linux 6.

A plataforma OpMon é integrada ao sistema operacional CentOS 6, com uma instalação do tipo servidor com os mínimos requisitos necessários para o seu funcionamento. Todas as atualizações e patchs de correções da plataforma OpMon e sistema operacional, são distribuídas como pacotes RPM, onde estão disponibilizados para os clientes no nosso repositório (http://repo.www.opservices.com.br), podendo ser utilizado através do comando yum.

A plataforma OpMon deve possuir acesso sem restrições do tipo “proxy” ou “Firewall” ao repositório “http://repo.www.opservices.com.br“.

Realizando o Download

a) Após seguir os passos acima, basta selecionar o arquivo “OpMon Virtual Appliance (.OVA)” (a imagem abaixo é meramente ilustrativa, clique aqui para acessar a área de download).

b) Após a conclusão do download, abra Oracle VM VirtualBox e importe o arquivo. Oracle

c)Próximo(N)”, conforme imagem abaixo:

d) Na tela seguinte abrirá uma tela mostrando as configurações sugeridas para importação no VirtualBox. Caso a opção “Reinicialize o endereço MAC de todas as placas de rede” não esteja habilitada, você deverá selecioná-la antes de prosseguir, e em seguida clicar em “Importar“:

e) Aguarde enquanto é feita a importação do arquivo .ova.

f) Importação concluída, basta clicar em “Iniciar” para executar o OpMon na máquina virtual.

g) Após carregar o sistema, você verá uma tela similar a abaixo apresentada, onde já é possível visualizar o IP que foi atribuído ao OpMon, utilize este IP para iniciar o discovery do OpMon.

Solução para problemas conhecidos

Erro ao iniciar a máquina virtual

Caso ao iniciar a máquina virtual ocorra um erro similar ao a seguir apresentado, basta seguir o passo a passo a seguir.

a) Com a máquina virtual do OpMon selecionada, clique em “Configurações”:

b) Agora, clique em “Ok”

c) Ainda com a máquina virtual do OpMon selecionada, clique em “Iniciar”:

 

Tudo certo, e agora?

Após concluído o processo de instalação, o próximo passo é fazer as configurações de ambiente (discovery), para isso você pode acessar nosso conteúdo que mostra como realizar as configurações, clique aqui para acessar.

Updated on agosto 2, 2017

Was this article helpful?